Loading...

HISTÓRICO

GRUPO > HISTÓRICO

O TEATRO PÚBLICO nasceu em 2011 e tem em seu repertório as criações “Naquele Bairro Encantado” (2011), “Saudade” (2014), “O Baile” (2017) e “Café Encantado” (2018). Atualmente é formado pelos artistas Diego Poça, Larissa Alberti, Luciana Araújo, Marcelo Alessio, Rafael Bottaro e Rafaela Kênia. O grupo experimenta novas formas de relação entre o espaço urbano e o espectador, investigando o potencial da ficção no cotidiano da cidade por meio do trabalho com a máscara, da habitação teatral, da ocupação de espaços não convencionais e da intervenção urbana. Ao colocar os espaços urbanos e seus habitantes como elementos centrais da cena, as ações desenvolvidas procuram focar e problematizar as relações entre atores, público, espaço e acontecimento teatral.

2019/Abril a Novembro – Circulação nacional pelo projeto Palco Giratório 2019, do Sesc Nacional, com os espetáculos Naquele Bairro Encantado – Episódios I e II,  e Café Encantado, e a oficina A máscara em suspensão no cotidiano, totalizando 33 apresentações e 3 oficinas, em 23 cidades em 15 estados brasileiros.

2019/Agosto – Apresentação da intervenção cênica Cadê o Zenóbio? no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes 22a edição, em Tiradentes/MG.

2019/Junho – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata na 7a edição Festival Ponta a Pé Cultural, em Venda Nova, Belo Horizonte/MG.

2019/Maio – Apresentação da dissertação “Sobre o habitar e um teatro que habita: a habitação teatral como processo e poética da cena”, na defesa de Mestrado em Artes Cênicas no PPGAC da UFOP/MG, pela atriz e integrante do grupo Luciana Araújo.

2019/Março – Participação dos atores mascarados do espetáculo Saudade na 4ª saída do Bloco do Saudade, bloco de carnaval do bairro Saudade, Belo Horizonte/MG.

2019/Fevereiro – Apresentação do espetáculo O Baile na 3a edição da Mostra Puxadinho, em Venda Nova, Belo Horizonte/MG.

2018/Novembro – Estreia e temporada em Belo Horizonte do espetáculo O Baile. Projeto financiado pelo edital Cena Plural da PBH.

2018/Agosto – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata dentro da programação do Festival de Gastronomia de Tiradentes/MG.

2018/Julho – Realização da oficina “A máscara em suspensão no cotidiano”, ministrada no SESC Caborê, e apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata, dentro da programação do SESC na FLIP em Paraty/RJ.

2018/Maio – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma serenata no Festival Tiradentes em Cena 2018, em Tiradentes/MG

2018/Abril – Circulação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata, e estréia da intervenção cênica Café Encantado, nas cidades mineiras de Morada Nova, Paineiras e Biquinhas, por meio do edital de circulação Trilha Cultural do BDMG.

2018/Março – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes na Lançamento do SESC Palco Giratório 2018 em Belo Horizonte/MG.

2018/Março – Início da pesquisa Naquele Bairro Encantado: Uma experiência estética e relacional no curso de Mestrado em Artes da Cena do PPGArtes/UFMG, pela atriz e integrante do grupo Rafaela Kênia (2018 a 2020).

2018/Fevereiro – Participação dos atores mascarados do espetáculo Saudade na 3ª saída do Bloco do Saudade, bloco de carnaval do bairro Saudade, Belo Horizonte/MG.

2017/Dezembro – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata na Programação do Aniversário de 120 anos de Belo Horizonte.

2017/Dezembro – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata no 6º Festival Nacional de Teatro do Piauí, na cidade de Floriano/PI. (Prêmios: Melhor Espetáculo; Melhores atrizes e Melhor figurino).

2017/Outubro – Apresentações do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata, realização da Oficina de Máscaras, e estréia do espetáculo O Baile, no município de Marliéria/MG, pelo projeto Nas Ruas da Babilônia, realizado em parceria com a SOMACULTURAL, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

2017/Agosto – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata dentro da programação do Festival de Gastronomia de Tiradentes/MG.

2017/Julho – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata dentro da programação do Sesc Palladium em Belo Horizonte/MG.

2017/Maio – Publicação do artigo “A dama da noite”, na 5ª edição da Revista Marimbondo, escrito por Jéssica Soares, sobre a experiência da habitação teatral Naquele Bairro Encantado no bairro Lagoinha.

2017/Abril – Gravações do filme documentário Se puder não esqueça, do diretor Marco Aurélio Ribeiro, com participação especial dos atores mascarados do espetáculo Naquele Bairro Encantado.

2017/Março – Participação dos atores mascarados do espetáculo Saudade na 2ª saída do Bloco do Saudade, bloco de carnaval do bairro Saudade, Belo Horizonte/MG.

2016/Agosto – Realização da Oficina de Máscaras Teatrais ministrada para os jovens assistidos pelo Programa Judicial de Conciliação para a Remoção e Reassentamento Humanizados de Famílias do Anel Rodoviário e BR 381 – Instituto Rondon Minas, Belo Horizonte/MG

2016/Agosto – Temporada do espetáculo Saudade, no bairro Saudade em Belo Horizonte, realizada por meio do Edital Descentra Cultura 2014 da LMIC de BH.

2016/Abril – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes na Festa da Goiaba em São Bartolomeu/MG.

2016/Fevereiro – Participação dos atores mascarados do espetáculo Saudade na 1ª saída do Bloco do Saudade, bloco de carnaval do bairro Saudade, Belo Horizonte/MG.

2015/Novembro – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata na 5ª Virada Cultural de Sete Lagoas/MG

2015/Novembro – Publicação do artigo “O teatro como dispositivo relacional na habitação cênica Naquele Bairro Encantado”, na Revista Pós da UFMG (v. 5, n. 10), de autoria de Júlia Guimarães, doutora em Artes Cênicas pela USP.

2014/Novembro – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata no bairro Santa Efigênia em Belo Horizonte junto à ocupação popular do Espaço Comum Luiz Estrela.

2014/Novembro – Apresentação da aula-espetáculo: “Grupo Teatro Público – Processos Criativos” no curso de graduação em Teatro da UFMG.

2014/Outubro – Apresentação da aula-espetáculo: “Grupo Teatro Público – A Rua Encantada” no evento FICA 13 da PUC Minas em Belo Horizonte.

2014/Agosto – Estreia e temporada do espetáculo Saudade, no bairro Saudade em Belo Horizonte, criado em processo de habitação teatral com duração de 08 meses. Projeto financiado pela LMIC de BH.

2014/Maio – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata na ocupação urbana Rosa Leão em Belo Horizonte, dentro da programação da Mostra Cidade.

2013/Outubro – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata em Bom Despacho/MG na programação cultural do Sesc MG.

2013/Abril a Junho – Apresentações do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata no Circuito Usiminas de Cultura 2013, nas cidades de Igarapé, Itatiaiuçu, Mateus Leme e Itaúna/MG.

2013/Abril – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata no 5º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre/RS.

2013/Março – Temporada do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata nos bairros Serra e Barreiro, em Belo Horizonte. Projeto financiado pela LMIC 2012 com patrocínio do BDMG.

2013/Fevereiro – Circulação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata pelas cidades mineiras de São Francisco e Januária. Projeto contemplado pelo edital Microprojetos do São Francisco.

2012/Outubro – Apresentação da dissertação de mestrado “Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquele Bairro Encantado” ao Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, de autoria de Eberth Guimarães, ator e diretor musical do espetáculo.

2012/Setembro a Novembro – Habitação teatral e temporada do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata / Episódio III: Jogo da Velha, no bairro São João Batista, na região de Venda Nova em Belo Horizonte, com duração de 03 meses. Projeto financiado pela LMIC 2012 com patrocínio do BDMG.

2012/Agosto – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio II: Ensaio para uma Serenata no 3º FesteBarroso – Festival de Teatro de Barroso/MG

2012/Agosto – Apresentações do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata na 9ª edição do TeatroAgosto – Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre, na cidade de Fundão, em Portugal. Apoio: BDMG.

2012/Julho a Setembro – Circulação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata pelas cidades mineiras Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Diamantina, Gouveia, Tombadouro, Matozinhos e Pedro Leopoldo. Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas de Rua de 2011.

2012/Julho – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata no 13º Encontro Cultural de Milho Verde/MG.

2012/Junho – Apresentação do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata na 11ª edição do FIT – BH – Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte.

2012/Maio – Publicação do artigo “Doses de ficção: a intervenção urbana Naquele bairro encantado” no portal de teatro Primeiro Sinal do CPMT Galpão Cine Horto, de autoria da pesquisadora Elisa Belém, doutora em Artes Cênicas pela Unicamp.

2012/Maio – Participação do Naquele Bairro Encantado na 1ª edição do TEDx BH, evento independente que pretende congregar pessoas com experiências relevantes que merecem ser compartilhadas, por seu potencial de mudar paradigmas de ação e pensamentos humanos.
2012/Abril – Apresentação do artigo “Máscara: Ficção e Realidade em contexto urbano”, sobre a criação do Naquele Bairro Encantado, no Festival Internacional de Teatro Lima-Peru, por Rogério Lopes, doutor em Artes Cênicas pela Unicamp e diretor do espetáculo.

2012/Março – Temporada do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata no Ensaio FIT, seleção de espetáculos locais para a 11ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte, em que foi selecionado como 1º colocado.

2011/Agosto a Novembro – Estreia e temporada do espetáculo Naquele Bairro Encantado – Episódio I: Estranhos Visitantes / Episódio II: Ensaio para uma Serenata / Episódio III: Jogo da Velha, no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, criado em processo de habitação teatral com duração de 12 meses. Projeto financiado pela LMIC 2011.